Os condutores que trafegam diariamente pela Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, precisam ficar atento às obras de recuperação na Trincheira Jurumirim. Hoje (9), desde as primeiras horas, a parte inferior da trincheira foi interditada deixando o trânsito lento na pista e em vias próximas como na Dante de Oliveira, principalmente, nos horários de pico. Além da obra, o congestionamento foi causado por um acidente nas proximidades. Agentes de trânsito estiveram no local para orientar os motoristas e motociclistas quanto as rotas alternativas que passam por bairros, como o Areão, Jardim Guanabara, Leblon e Bosque da Saúde. O acesso pelas pistas marginais (superior) continua liberado nos dois sentidos.
Nos desvios indicados, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) realizou a instalação de sinalizações verticais, horizontais e aéreas indicativas, bem como a recuperação do asfalto (tapa buraco) das vias, a fim de facilitar o deslocamento dos condutores. De acordo com o secretário-adjunto de Obras Especiais, Isaac Nascimento Filho, serão executadas obras e serviços para corrigir as patologias no pavimento ao longo do 1,32 quilômetro de extensão da trincheira (parte inferior).
Para isso, será necessário escavar em torno de 1,5 metro para arrancar este solo e implantar um colchão drenante, que é uma camada de pedras, pois o lençol freático está muito próximo da camada de asfalto que está ali, o que não pode. O colchão de pedra é para impedir que a água suba.
Após, será feita a camada de sub-base, base e a capa de asfalto. Também será feita a correção das infiltrações e de problemas com as juntas de dilatação nas cortinas da trincheira, além da recuperação das pistas marginais (parte superior). Concomitantemente ao trabalho no pavimento, será executado trabalho nas paredes da trincheira, que é chamado de cortina, a limpeza da superfície, implantação de drenos horizontais, correção das juntas de dilatação e outras pequenas correções.
A previsão é de conclusão de todos os serviços em até sete meses e estão estimados investimentos de R$ 14,2 milhões para a execução dessas obras. Esse investimento será custeado, neste primeiro momento, pelo Estado, para finalizar o quanto antes a obra e repassá-la ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), uma vez que a via é federalizada, embora esteja atualmente sob responsabilidade do Estado.
Em razão do investimento a ser feito, o governo vai buscar ressarcimento dos valores junto à construtora responsável, uma vez que as melhorias serão realizadas devido à má execução do projeto de engenharia. Isto porque a construção da trincheira Jurumirim, idealizada para a Copa do Mundo de 2014, foi entregue e liberada para o tráfego naquele ano, apesar de a obra não estar totalmente concluída, com 97,8% dos serviços executados.
Fonte: Diário de Cuiabá