Parque Mãe Bonifácia será remodelado e terá torre de observação

Fonte:

O que já era bonito vai ficar ainda melhor. O Parque Mãe Bonifácia receberá R$ 2,5 milhões em investimentos, fruto do Termo de Compromisso de Compensação Ambiental com a empresa Matrinchã Transmissora de Energia.

Esse recurso será usado para construção de novos banheiros, academias ao ar livre, adequação de pista de areia, novo portal na Avenida Filinto Müller, construção de torre de observação e reforma da Casa Grande.

O parque Mãe Bonifácia é um dos cartões postais de Cuiabá. O parque foi inaugurado em dezembro de 2000 e está localizado na Avenida Miguel Sutil, em uma área de 77 hectares. O parque possui cinco trilhas e cinco postos com equipamentos de ginástica, mirante, centro de educação ambiental e praça cívica. O Mãe Bonifácia é o primeiro dos parques urbanos modernos de Cuiabá e considerado uma atração turística da cidade desde sua implantação.

Além das atrações naturais, naquela Unidade de Conservação estão disponíveis para uso gratuito da população aparelhos especiais para atividades físicas e trilhas de asfalto ou areia para caminhadas. Algumas empresas, ONGs e entidades públicas eventualmente promovem atividades sociais não impactantes ao meio ambiente.

No local, pode-se ver a vegetação típica do cerrado, especialmente na época de florada, que ocorre por volta de agosto. Os visitantes também podem ver parte da fauna do cerrado, como saguis, cutias, gambás, cobras e aves de diversos tipos, em seu habitat natural, as àrvores ou mesmo cruzando as trilhas do parque.

Mãe Bonifácia

O ponto de partida para escrever sobre essa personalidade histórica é ter sido negra, e ter residido na região onde está instalado o parque, distante 15 km do centro urbano. O pouco que se sabe é confuso. Alguns a tem como curandeira e controladora do acesso a um quilombo (a área era habitada por quilombolas). Porém, alguns cronistas, como Francisco Alexandre Ferreira Mendes relata que Mãe Bonifácia nunca foi escrava, vivendo da venda e ensino de renda de bilros, e também da venda de hortaliças.

Fonte: Da Redação/Folhamax/Wikipedia