“Perspectiva da chegada do trem à Baixada Cuiabana é concreta”

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A expansão da ferrovia de Rondonópolis a Cuiabá está deixando de ser uma possibilidade e se tornando uma perspectiva concreta.

Durante a visita ao terminal rodoferroviário de Rondonópolis ontem (4), o deputado Carlos Avallone (PSDB), o senador Wellington Fagundes (PL), empresários, dirigentes da indústria, lideranças comunitárias e formadores de opinião ouviram da diretoria da Rumo Logística a confirmação da notícia esperada por toda a sociedade mato-grossense: a concessionária está determinada a investir aproximadamente R$ 4 bilhões na extensão da linha férrea e na construção de um grande terminal para contêineres na Grande Cuiabá.

O deputado Carlos Avallone, organizador da visita, destacou que finalmente o sonho de trazer a ferrovia Vicente Vuolo a Cuiabá está prestes a ser concretizado.

A visita teve como objetivo permitir o conhecimento da logística do modal e dos impactos positivos na economia do município.

“Queremos que a Baixada Cuiabana seja contemplada com um terminal igual ou parecido com o de Rondonópolis, que impactou positivamente o mercado local gerando mais de quatro mil empregos diretos e diversas oportunidades de prestação de serviços“ ressalta o deputado.

O coordenador do Fórum Pró-ferrovia, Francisco Vuolo, disse que a união de esforços da bancada estadual e federal, do empresariado e da sociedade organizada, aproxima a concretização do sonho de seu pai, o senador Vicente Vuolo, e de toda a comunidade cuiabana: a ferrovia em Cuiabá. “Foi a união da classe política e empresarial que trouxe os trilhos até Rondonópolis e da mesma forma continuaremos unidos para trazer o trem até a Capital e posteriormente ao Nortão”, resumiu Vuolo.

Audiência Pública 

Nesta segunda-feira (8/7), acontece às 14 h na sede da Fiemt em Cuiabá uma audiência pública conjunta entre a Assembleia Legislativa e o Senado Federal para discutir a o impacto econômico e social da construção de um terminal na Baixada Cuiabana. O senador Wellington Fagundes (PL), informou que está trabalhando com a bancada federal para a prorrogação da concessão da malha ferroviária paulista. Esta providência é indispensável para que a Rumo faça os investimentos de expansão em Mato Grosso.

“Já temos a presença confirmada da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Ministério da Infraestrutura e do Tribunal de Contas da União. “Cada audiência pública é uma oportunidade de fazer com que Brasília conheça mais Mato Grosso e tenha mais agilidade na apreciação desses processos. Queremos integrar todos os modais em Mato Grosso, rodoviário, ferroviário e hidroviário, para diminuir o custo e gerar mais empregos”, disse o senador.

O contrato de concessão da malha paulista vencerá em 2028, mas a empresa já protocolou pedido de renovação por mais 30 anos. O processo já passou por análise da ANTT e Ministério da Infraestrutura e tramita no TCU, última etapa para aprovação.

Crescimento 

Durante a visita ao terminal de Rondonópolis, o maior da América Latina, o diretor de assuntos Regulatórios e Institucionais da concessionária, Guilherme Penin, afirmou que o volume de cargas movimentadas ali aumentou 65% desde que a Rumo assumiu a operação da ferrovia, há quatro anos.“Temos uma responsabilidade muito grande na movimentação da grande produção do agronegócio brasileiro. Isso é muito importante para Mato Grosso e para o Brasil num momento de crise financeira em que as exportações são a grande propulsora da economia nacional. Por isso é importante continuar investindo e expandindo a linha para Cuiabá e para a região Norte”, disse.

Emanoel Tavares, executivo de Relações Governamentais da Rumo, disse que a empresa vai conseguir fazer a expansão para Cuiabá e o norte de Mato Grosso, captando mais carga, viabilizando mais transporte da produção de grãos e atendendo as demandas crescentes do mercado interno de contêineres em Mato Grosso e no país.

Fonte: Midianews