A situação de calamidade de saúde pública, por conta da pandemia da Covid-19, está cada dia mais complexa em Cuiabá. A lotação chegou ao máximo na Policlínica do Verdão e todo atendimento foi suspenso no pronto-atendimento na manhã deste sábado (20). Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Cuiabá, o espaço atingiu lotação máxima de pacientes infectados pelo coronavírus.
Além de fechar as portas, na noite de sexta-feira (19) a unidade também enfrentou problemas no abastecimento de oxigênio. Um boletim de ocorrência teve de ser registrado contra a empresa, que demorou para fazer o reabastecimento dos cilindros do local. O oxigênio acabou por volta das 18h e o problema só foi solucionado às 23h.
Por conta da alta procura, o consumo da substância da unidade subiu drasticamente nos últimos dias, o que também aumentou o número de reposições. Conforme confirmado pela própria secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, no domingo (14), familiares de um idoso de 76 anos chegaram a recorrer às redes sociais pedindo ajuda para conseguir oxigênio que estava próximo do fim.
Por conta do fechamento da unidade, a Prefeitura de Cuiabá encaminhou duas notas. Sendo uma informando que apenas a unidade do Verdão fechou e outras estão com funcionamento normal. E a segunda nota confirmando o registro do boletim de ocorrências. Veja abaixo.
Nota 1
Não procede a informação de que todas as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) estão de portas fechadas.
– A situação de suspensão no atendimento ocorre somente na Policlínica do bairro Verdão, por ter atingido a sua capacidade máxima de lotação com 40 pacientes internados.
– Os que necessitam por atendimento podem estar se direcionando às UPA’s dos bairros Pascoal Ramos e Morada do Ouro ou para as Policlínicas dos bairros Coxipó, Planalto ou Pedra 90.
Nota 2
Na manhã deste sábado (20), o atendimento a novos pacientes está temporariamente suspenso, devido à unidade ter atingido a capacidade máxima de lotação, com 40 pacientes internados.
– Com relação ao oxigênio hospitalar, na noite de sexta-feira (19), foi preciso registrar um boletim de ocorrência devido à demora no atendimento por parte da fornecedora. O coordenador fez a solicitação por volta das 18h, mas a empresa só compareceu ao local por volta de 23h30.
– Nesta manhã, a empresa está novamente no local para fazer o reabastecimento, que tem ocorrido com cada vez mais frequência, diante do aumento de casos confirmados da covid-19 e das internações.
– Quantos aos pacientes, a equipe não tem medido esforços para oferecer o tratamento, tomando as medidas necessárias, de acordo com a avaliação médica.
Fonte: Olhar Direto