A prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), entrega nesta quarta-feira (11), às 17:30 horas a revitalização da passarela de pedestre localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa. A empresa responsável pela restauração foi a Acto Arquitetura Construção e Urbanismo Ltda. ao custo de R$ 237.839,72.
O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, disse que essa segunda passarela faz parte do conjunto de obras prometidos pelo prefeito Emanuel Pinheiro, durante a campanha, em relação a acessibilidade e humanização. “No primeiro ano fizemos a renovação da passarela localizada próxima a ponte Coxipó e agora vamos fazer a entrega de mais uma revitalizada, há mais de 15 anos ela não passava por manutenção e nessa gestão conseguimos renovar as duas únicas passarelas existente em Cuiabá”, afirma o secretário.
A passarela que foi feita em 2001 e tem aproximadamente 17 anos, não havia passado por reformas desde a sua construção e, segundo laudo técnico da equipe de engenharia da Semob, o seu estado de conversação foi considerado ruim. O relatório técnico apontava a necessidade de consertos, depois de constatada corrosão e deterioração da estrutura metálica, o que implicava em perigo para os usuários que dependem do acesso.
Na passarela foram realizados reparos e reforços da estrutura das escadas, os pisos em pré-moldado utilizados nos passeios, rampas e degraus também passaram por regularização. O guarda corpo das rampas e escadas foram trocados nos trechos de ausência ou naqueles locais que estavam em condições precárias, a fim de garantir o acesso seguro ao transeunte. As calçadas que dão acesso à passarela também foram revitalizadas.
Para evitar que pedestres arrisquem a vida ao atravessarem a Avenida Fernando Corrêa fora da passarela, a empresa instalou gradil metálico na altura de 1,70 m no trecho de aproximadamente 200 m do canteiro central.
Novos investimentos
Segundo o Secretário, dentro dos projetos desta gestão ainda há a previsão de construção de mais duas passarelas, a do Atacadão (já em obras) e a a da Rodoviária que se encontra na fase de orçamento da parte de projeto. “Esperamos construir outras passarelas, a do Atacadão deve ser entregue até o final de mês de abril e a tão esperada passarela da Rodoviária, acreditamos que no segundo semestre possamos começar a executar a obra. Os pedestres terão mais segurança e maior acessibilidade trazendo assim a marca da administração Emanuel Pinheiro, humanização e inclusão”, completa o secretário.
Fonte: Da Redação