O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, classificou como positiva a instalação da Estação Alencastro, o primeiro ponto de ônibus climatizado de Mato Grosso e um dos poucos movidos a energia solar do país. O projeto agradou tanto o Executivo municipal que pelo menos mais sete outros pontos devem receber o mesmo modelo: “A Praça Ipiranga já tem um projeto pronto para se executado ainda este ano”, revelou ao Olhar Direto.
“Não tenho como falar que atingimos 100% do objetivo, mas estamos com 80%. Foi uma experiência que fizemos, a primeira do Centro-Oeste neste modelo. Tivemos alguns problemas, é obvio. Porém, estão sendo consertados. Uma coisa que me preocupou muito foi a volta às aulas, mas não teve nada. Existem coisas para arrumar, outras já foram. Fora isso, estamos muito felizes”, comentou o secretário.
Antenor ainda acrescentou que “temos a ideia de fazer outras. A Praça Ipiranga já tem o projeto pronto para ser executado ainda este ano. Estes erros que aconteceram na primeira devem ser menores nesta. Devemos construir mais sete ou oito estações neste modelo. Foi um sucesso. Estive lá por esses dias e fiquei orgulho de ter ajudado a fazer aquilo”.
A Estação Alencastro, conforme a prefeitura, receberá mais de 150 mil passageiros por mês e conta com uma frota de 41 veículos, distribuídos por nove linhas (107, 320, 340, 410, 604, 605, 608, 609 e 711), sendo ponto de parada mais utilizado pelos usuários que contam com o transporte público para se direcionar a locais como o Santa Amália, Terminal do CPA I, Grande Terceiro, Terminal Antártica, Jardim Gramado, Santa Terezinha, Pedra 90, entre outros.
O fluxo de percursos da estação será elevado nos horários de pico. Das 6h às 8h, cerca de 100 viagens serão feitas. Entre às 11h e 13h, 71 serão realizadas, enquanto ao final do dia, mais precisamente entre às 16h e 18h, o número volta a crescer, atingindo aproximadamente 85 corridas.
Além da climatização, a estação também tem internet wi-fi de graça e um sistema todo informatizado para facilitar as viagens dos passageiros.
Fonte: Olhar Direto