O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou nesta quarta-feira (13) que vai se reunir nos próximos dias com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do Município para discutir a possibilidade de reabertura dos shoppings centers da capital. A Prefeitura vem sendo pressionada por representantes do setor pela reabertura das lojas, fechadas desde 20 de março.
De acordo com Pinheiro, no encontro serão analisadas quais medidas compensatórias podem ser adotadas em caso de retorno do funcionamento do segmento. O prefeito afirmou que espera que a retomada aconteça de forma segura, como acredita que vem acontecendo nos outros setores que já voltaram às atividades desde a semana passada.
Como possível justificativa para reabertura dos centros comerciais, o chefe do Executivo destacou mais uma vez os índices apresentados por Cuiabá, que a fazem ser uma das capitais com situação mais tranquila do Brasil em relação à pandemia do novo coronavírus.
“Essa abertura tem que ser feita com base em dados. Não pode simplesmente partir do achismo. Precisamos ter uma segurança com base em boletins, estudos e indicadores. É seguindo esse processo que estamos colocando Cuiabá em uma situação um pouco mais controlada em relação ao restante do país”, disse.
Apesar de dar indicações de que a reabertura pode acontecer em breve, o prefeito enfatizou que o município vai ter cautela ao tomar uma decisão. No Brasil existem mais de 500 shoppings centers, sendo que, desse total, apenas 10% se encontram em funcionamento.
“O que me preocupa é a sequência dos atos. Primeiro a cobrança era para a abertura do comércio, agora os shoppings, depois serão os bares e restaurante e, quando formos acordar, estaremos com tudo aberto em um período anormal”, comentou Pinheiro.
Fonte: PNB Online