O prefeito de Cuiabá em exercício Niuan Ribeiro assegurou à equipe médica do Hospital Júlio Müller, responsável pelo teste da vacina contra dengue, que até a próxima semana será dado início ao termo de cooperação para começar o projeto piloto de vacinação.
A capital foi 19ª no país a aderir ao projeto de vacinação contra a doença. A equipe chefiada pelo médico Cor Fernandes Fontes avançou, durante a audiência com o prefeito, sobre o apoio do município para desenvolver o teste da vacina contra a dengue.
“Estamos buscando apoio do município para aplicação dessa vacina extremamente necessária à saúde da população e o melhor de tudo que a vacina é genuinamente brasileira”, disse o médico.
Conforme o especialista, a oferta da vacina faz parte de um convênio feito pela Universidade Federal de Mato Grosso com o Instituto Butantã de São Paulo, com o intuito de realizar a última etapa do teste de eficácia.
Segundo o médico, a vacina é promissora, dose única, segura e protege contra cinco vírus da dengue. “Aqui nós temos que incluir 1.200 pessoas, sendo que dois terços serão crianças e adolescentes”, destacou o médico.
Niuan afirmou que não faltará apoio à iniciativa, ainda mais sendo uma proposta vinda de instituição pública. “Já conversamos com a secretária de Saúde no sentido de apoiar e identificar urgentemente as famílias que tenham vontade da participar deste teste”, disse o prefeito em exercício. Ele acrescentou que a Secretaria Municipal de Assistência Social será parceira neste projeto.
Niuan lembrou que apesar da capital já ter realizado inúmeras campanha de prevenção e combate à doença, ela insiste com a população. “A gente sempre tem foco para combater a doença todos os anos, e é importante que a Prefeitura de Cuiabá seja parceira em iniciativas para encontrar a solução para a dengue”, disse.
Para a secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Araújo, é possível aplicar o teste da vacina na capital de uma forma efetiva e com resultados satisfatórios. Ela lembrou que a realização das campanhas de conscientização têm sido constantes e já há uma expectativa da população à vacina. “O projeto agora é avançar e saber como se comporta a vacina para as crianças. Vamos iniciar o cadastro dessas crianças, sensibilizando os pais com o acompanhamento da Universidade Federal de Mato Grosso”, destacou a secretária.