A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 3,3 kg de agrotóxicos falsificados e uma carga com 17, 43 m³ de madeira serrada ilegal durante fiscalização na BR-364, em Alto Garças, a 368 quilômetros a Leste de Cuiabá, nessa quarta-feira (8).
De acordo com a PRF, o Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) abordou o primeiro veículo com placas de Franca (SP), conduzido por um homem de 35 anos, que transportava os agrotóxicos. No caminhão, também tinha um passageiro de 37 anos.
Ao ser abordado, o condutor disse que o caminhão estava vazio e prestou informações contraditórias aos policiais.
Durante as buscas no carro, foram encontrados diversos galões de agrotóxicos, totalizando aproximadamente 3.320 kg. O passageiro apresentou a nota fiscal e, após consultas, foi constatado que, tanto a nota fiscal, quanto os agrotóxicos eram falsificados.
O passageiro confirmou aos fiscais ser ele mesmo quem praticou a falsificação do agrotóxico e comprou as notas fiscais. Segundo a PRF, ele disse ainda que o produto seria comercializado em troca de um veículo em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.
O valor apresentado nas notas era de R$ 450 mil.
Madeira ilegal
Na segunda ocorrência, por volta das 10h30, as equipes abordaram um caminhão com placas de Contagem (MG) conduzido por um homem de 32 anos.
Segundo a PRF, o veículo estava carregado com madeira serrada sendo transportada de Rondônia até Brumadinho (MG).
Ao fazer a verificação da documentação da carga, os policiais constataram que havia documentos de origem florestal vencidos, o que torna as respectivas cargas ilegais. Foram apreendidos 17, 43 m³ de madeira serrada.
As duas ocorrências foram encaminhadas para Polícia Civil de Alto Garças.
Foram apreendidos mais de 17 m³ de madeira serrada ilegal — Foto: PRF/Divulgação