Projeto pode colocar Festival da Pamonha de Cuiabá na rota do turismo

Fonte:

O Festival da Pamonha de Cuiabá organizado pela comunidade de Rio dos Peixes, com apoio do município, apresentou surpreendente crescimento e já vem chamando a atenção para o turismo naquela região. Já em sua segunda edição, o festival pode entrar para o calendário oficial dos eventos de Cuiabá, através de um projeto de lei do vereador Dilemário Alencar (PROS) e se tornar uma referência para o turismo nas próximas edições.

Rota dos turistas que seguem para Chapada dos Guimarães, a localidade de Rio dos Peixes, na altura do Km 23 da rodovia Emanuel Pinheiro, teve um final de semana movimentado por conta da abertura do festival que começou no último domingo (28) e terá encerramento no feriado do dia 1º de maio. Centenas de moradores de Cuiabá e região compareceram ao evento para apreciar a pamonha em suas mais diversas variações – doce, salgada, com linguiça, etc – e outras delícias do milho como cural, bolos e milho cozido.

Veja vídeo produzido pela TVCA sobre o Festival da Pamonha

Presente no evento, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Francisco Vuolo avaliou que o resultado está sendo muito positivo. Ele lembra que foi realizado o primeiro festival no ano passado com um fluxo muito grande de pessoas e ótima aceitação. “Este ano, a estrutura foi maior com as pessoas e os comerciantes muito mais organizados. Os produtos estão com excelente qualidade. Quem subir para a Chapada dos Guimarães, está convidado a passar na Comunidade de Rio dos Peixes para participar do Festival da Pamonha”, disse o secretário.

Conforme um levantamento da prefeitura, na primeira edição do festival, em 2018, foram comercializadas oito mil pamonhas. Para este ano, a expectativa é de que sejam vendidas aproximadamente 15 mil unidades.  O Festival é promovido em uma parceria da Associação dos Proprietários de Chácaras da Comunidade do Rio dos Peixes com a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer.

“Aqui na comunidade, oito grupos estão tocando esse festival. Cremos que essa festa irá se tornar uma referência e será tradicionalizada. Vamos ter por aqui um grande festival da pamonha”, aposta o comerciante Valdevino de Oliveira, que tem barraca no evento e se afirma satisfeito com o crescimento do evento.

Confira vídeo produzido pelo SBT sobre o festival

O festival já tem atraído turistas que trafegam pela rodovia Emanuel Pinheiro. “Paramos aqui  por conta do festival de pamonha, tanto para apreciar as delícias como para tomar uma cerveja. Estou gostando muito do festival. Sou muito fã da pamonha, milho, curau, tudo é bem vindo. Show o festival!”, afirma a turista Ariana Michele, que parabenizou a organização pelo evento.

PROJETO DE LEI – Um projeto de lei para colocar o Festival da Pamonha no calendário oficial de Cuiabá, já foi apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Dilemário Alencar que quer transformar a região em uma referência para o turismo regional. “Esse festival é importante como uma forma de fomentar o turismo nessa região. Apresentamos um projeto de lei para colocar no calendário de eventos oficiais do município de Cuiabá esse festival para que, todos os anos, a prefeitura possa promover e ajudar essa comunidade a ter renda e a região ser fortalecida para o turismo”, argumentou o vereador Dilemário.

Vereador Dilemário apresentou projeto na Câmara para colocar o Festival da Pamonha no Calendário de Eventos do Município.

Fonte: Cuiabá 300