Quatro juízes de Mato Grosso estão na lista dos interessados em ocupar duas vagas disponíveis de conselheiro no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). São eles: Amini Haddad Campos, Ednei Ferreira dos Santos, Mirko Vincenzo Giannotte e Pedro Flory Diniz Nogueira.
Ao todo, a disputa reúne até o momento 59 nomes de todo o Brasil, sendo 10 desembargadores e 49 juízes. Nenhum desembargador do Tribunal de Justiça de MT está na lista.
Os currículos inscritos serão apresentados aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), para a escolha dos indicados em sessão administrativa da Corte, cuja data ainda será definida. Como os ministros do Supremo poderão apresentar nomes de magistrados, independentemente da inscrição voluntária, a disputa pode ser ainda mais acirrada.
O magistrado que obtiver maioria absoluta dos votos será indicado. Caso nenhum magistrado alcance a maioria absoluta de votos, será realizada nova votação, em que concorrerão os candidatos que tenham obtido as duas maiores votações na etapa anterior.
Nessa segunda etapa, será indicado o magistrado que obtiver a maioria simples dos votos. No caso de empate, o magistrado mais antigo na carreira será escolhido. (Hipernotícias/Com assessoria do STF)