A união entre Prefeitura de Cuiabá e representantes da iniciativa privada rendeu mais frutos à população cuiabana. O chamamento público às empresas interessadas em investir na Capital resultou na inauguração do Relógio dos 300 anos, na noite de segunda-feira (6). Avaliado em R$ 700 mil, o marco foi entregue com recursos da rede de supermercados Fort Atacadista, representando a política de parcerias desenvolvidas para valorizar a cidade e o orgulho de pertencer a ela.
No cruzamento das Avenidas Mato Grosso e Historiador Rubens de Mendonça, o traço moderno da viola de cocho se funde a duas telas de led em um monumento de 15m por 6m. “Estamos abrangendo a história e cultura da nossa terra em uma obra localizada entre duas de nossas mais conhecidas avenidas. É alta tecnologia unida à tradição”, explicou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. O projeto foi aprovado por ele junto à primeira-dama, Márcia Pinheiro.
Há 26 anos no mercado cuiabano, o Grupo Comper, ao qual pertence à rede vencedora do certame, já participou de outras ações sociais como o fornecimento de cestas básicas, a realização da Corrida Bom Jesus e a entrega de cobertores a pessoas em situação de rua. Um dos diretores da marca, Inácio Pereira, conclamou empresários locais a também investirem no município, para que todos possam ser beneficiados.
“Isso significa gestão. Procurar parcerias, fazer com que a iniciativa privada invista no município, priorizando o bem estar da população. É isso que o prefeito vem fazendo e ficamos muito felizes em poder participar dessas ações. Entendemos que já fazemos parte da comunidade e nos sentimos orgulhosos de poder fazer mais pela comunidade que tem nos apoiado tanto”, disse Pereira.
A exemplo do Fort, outros empreendimentos que aqui atuam irão arcar com os custos da instalação de mais dois relógios pela cidade, sendo um no cruzamento da Avenida André Maggi com a Avenida Historiador Rubens de Mendonça e outro na Praça 8 de Abril. As construções seguirão a mesma proposta do monumento inaugurado ontem.
“Essa é uma maneira moderna de ver a gestão pública. O município não tem dinheiro pra tudo e também não há obrigação de investir em obras desse tipo. Essas alternativas surgem para que possamos melhorar a qualidade vida da população e consigamos embelezar o município. Sendo assim, convocamos empresas sérias que querem investir e valorizar a vida das pessoas” reforçou Júnior Leite, secretário de Inovação e Comunicação.
Substituto do Relógio dos 500 anos, implantado no ano de 2000 para a contagem regressiva do quinto centenário do país, o “obelisco”, como foi chamado por muitos, fornece ainda informações relativas às ações da gestão e sobre o trânsito na Capital. “Temos que pensar em outro nome porque essa obra é muito mais que um relógio”, disse o diretor geral da Rede Mato-grossense de Comunicação, Zilmar Melatte. A empresa, afiliada da rede Globo, foi responsável pela construção do antigo totem.
Pinheiro explicou ainda que a estrutura apresenta um painel de alta resolução P10 em full HD, com 20 m² em cada face. Para garantir a harmonização visual da tela, a empresa responsável pela construção, a OnWay Mídia, contou com mapeamento de brilho e luminosidade da região. A tecnologia permitirá que a intensidade da luz emitida pelos telões se equilibre em conformidade com a claridade natural.
O prefeito aproveitou a ocasião para anunciar a revitalização da Avenida Mato Grosso, onde o concreto dos canteiros centrais dará lugar ao gramado que rodeará dezenas de Ipês. “Vamos devolver o verde à via, arrancando esse concreto que não embeleza em nada e pouco contribui com o meio ambiente”, afirmou.
Fonte: Da Redação