Os secretários de Estado de Gestão, Júlio Modesto, do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), Fausto Freitas, e a assessora de Assuntos Internacionais do Gabinete de Governo, Rita Chiletto, estão em viagem à China, a convite da embaixada do país no Brasil, para participar do seminário “A Capacidade de Governança para os Chefes de Governos Estaduais do Brasil”, entre os dias 22 e 30 de julho, na cidade de Nanchang.
Coordenado pelo Ministério do Comércio da República Popular da China (Mofcom), o seminário integra um conjunto de ações de aproximação com o Brasil que o governo chinês iniciou durante a visita do presidente Xi Jinping em 2014 ao nosso país.
“Fizemos visitas técnicas em Xangai e nas cidades históricas de Wuzhen e Hangzou. Depois retornamos a Nanchang para dar continuidade á programação do seminário, e fizemos uma apresentação sobre o Brasil, basicamente sobre o que o país comercializa, as relações que tem com a China atualmente e as potenciais parcerias que poderiam ser viabilizadas por região”, destacou Rita Chiletto sobre a programação desta quarta-feira (26.07).
Entre os objetivos do seminário estão: debater os modelos de governança dos dois países; aprofundar o relacionamento por meio da interação com os governos subnacionais; identificar potenciais áreas de investimentos e parcerias, levando em consideração a expressiva população chinesa, que gira em torno de 1,3 bilhão de pessoas; e a preocupação chinesa com a segurança alimentar. Mato Grosso se insere no contexto como um importante parceiro comercial.
Da mesma forma que o governo chinês tem dado ênfase aos acordos da COP 21 de Paris, na promoção da sustentabilidade ambiental e inclusão social, estas se constituem em pontos de convergência com Mato Grosso.
“Também há muito que aprender com o país que superou rapidamente a crise econômica mundial de 2008, por meio de um planejamento estratégico eficiente e flexível”, finalizou Rita.
Autoridades de vários estados do país também participam do evento, entre eles Paraíba, Santa Catarina; Rio de Janeiro, Bahia, Goiás, Alagoas e Paraná.