Os preparativos para as festividades de fim de ano da Prefeitura de Cuiabá já se iniciaram e, nesta sexta-feira (13), uma equipe de gestores do município realizou duas visitas técnicas na Orla do Porto e na Praça Alencastro, para averiguar a viabilidade e logística dos eventos que marcarão o encerramento de 2017 e a chegada do novo ano.
Sob a liderança da Sec 300, as pastas de Mobilidade Urbana, Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Cultura, Esporte e Turismo, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, avaliaram os espaços, que receberão a celebração do Réveillon e do Natal.
Para o secretário Municipal dos 300 Anos, Junior Leite, o planejamento antecipado é fundamental para a boa qualidade dos eventos. O objetivo é estabelecer uma infraestrutura de qualidade e a segurança adequada, a fim de garantir duas festas que sejam marcantes e já anunciem o vindouro tricentenário.
“Estamos idealizando duas belíssimas festas, com a consagração do Natal na Praça Alencastro, onde teremos o presépio oficial do município, além do trono do Papai Noel, onde as crianças poderão fazer seus pedidos ao bom velhinho. Já a Orla do Porto será o grande palco do Réveillon cuiabano, que contará com uma atração nacional já confirmada, além de inúmeras apresentações culturais locais, valorizando a cuiabania e suas manifestações artísticas”, afirmou.
Com suas datas já confirmadas, as comemorações natalinas começam em 06 de dezembro, encerrando-se no dia 26. Ao longo destes 20 dias, crianças, jovens e adultos poderão desfrutar de uma praça imersa no espírito da temporada, que será banhada por luzes cintilantes e um espetáculo inédito no Estado, conforme pontuou o gestor.
“A população será contemplada, exatamente em um dos grandes marcos históricos da Capital, com uma atração inovadora, que tem encantado o mundo. Faremos um show com projeções mapeadas, uma alegoria artística absolutamente imersiva e emocionante, feitas em 4D. Já na Orla do Porto, a virada do ano será celebrada em dois dias de festa, ao som de um artista nacional de grande porte já confirmado e que em breve será anunciado. São duas comemorações que já indicam a chegada de 2018, ano que antecede os emblemáticos 300 anos de nossa amada terra”, revelou Junior Leite.
Um dos aspectos fundamentais para que ambas as festas sejam desfrutadas ao máximo é a mobilidade urbana. De acordo como o diretor de Trânsito, Michel Diniz, avaliar todo o espaço e seu entorno vai permitir que a pasta desenvolva um plano de ação prático e eficaz, que não comprometa o deslocamento dos condutores pela cidade.
"Essa é nossa primeira reunião e aqui estamos tomando conhecimento da dimensão de ambas as iniciativas e a proporção de seus respectivos impactos. A partir disso começaremos a traçar um plano de mobilidade, a fim de garantir a segurança e tranquilidade dos condutores e pedestres, que certamente estarão ansiosos para estas duas grandes celebrações", pontuou.
Para que o Natal na Alencastro seja construído de forma harmônica, a Prefeitura de Cuiabá convidou a Câmara dos Dirigentes Lojistas, a Associação Comercial do Centro Histórico e Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá para se envolverem diretamente com a iniciativa. O objetivo é criar uma experiência contemplativa e revigorante, que devolva à vida o centro da Capital, permitindo que ele tenha uma movimentação noturna inédita, correspondendo ao antigo anseio do prefeito Emanuel Pinheiro.
Para o presidente da CDL, Nelson Soares Jr., a proposta é motivadora e vai aumentar significativamente o alcance dos lojistas de uma das regiões comerciais mais antigas de Cuiabá.
"Este conceito vai diretamente ao encontro da nossa comunidade e cremos que o Natal na praça alimentará o Centro Histórico, dando um vigor maior, além de estimular a movimentação noturna, algo que no momento inexiste. E nós, como instituição representativa, queremos nos envolver com esse projeto, incentivando os lojistas, contribuindo para a divulgação, realizando capacitações – para que eles estejam aptos para atender essa grande leva de clientes que virá junto com o evento -, além de ajudar na execução da iniciativa com aporte financeiro. Precisamos redefinir o contexto que a região central vive, trazendo mais atividades em horários alternativos, para não apenas valorizar este berço histórico, como também fomentar o comércio local, que não tem alcançado as mesmas dimensões que as lojas presentes nos shoppings", disse.
A ocupação do Centro Histórico é um dos grandes estímulos para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá, Jonas Alves de Souza. Segundo o empresário, criar essa atmosfera natalina possui um valor muito simbólico para o povo cuiabano.
"O Natal precisa exalar essa simbologia tão marcante e as famílias são apaixonadas por esse encanto, isso gera um fascínio. Ao transformarmos o Centro Histórico neste ambiente acolhedor e renovado, atraímos aquela movimentação que muito falta após às 18h. Com a celebração acontecendo no período noturno, veremos essa região revigorada. Com certeza queremos fazer parte disso e sentir a dimensão de alcance que esta bela festa vai gerar", concluiu.