Secretário prevê até 6 anos para concluir obras da Copa

Fonte:

Secretário de Estado de Infraestrutura, Logística e Obras Públicas (Sinfra), Marcelo Oliveira, o Marcelo Padeiro, afirma que diversas obras da Copa do Mundo paralisadas desde 2014 em Cuiabá só deverão ser concluídas entre 4 e 6 anos devido o processo de judicialização em que elas se encontram.

Obras como a do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a da Arena Pantanal foram algumas citadas pelo secretário com sérias pendências.

Quase 5 após a realização mundial em Cuiabá, 14 obras de mobilidade urbana previstas para o evento na capital ainda não foram oficialmente entregues. De forma provisória. o Estado recebeu as principais, porém a maioria ainda se encontra inacabada. As declarações do secretário forma feitas durante entrevista à Mega FM.

Segundo o secretário, quase tudo no Estado se encontra judicializado. Em relação à Arena, embora o estádio tenha sido entregue para uso, Marcelo destaca que o local possui uma situação preocupante. São cadeiras que foram compradas fora do consórcio, bem como o placar eletrônico, e ainda uma escola que foi instalada no local, sem que haja estrutura adequada para tal público. Ele menciona que a água que abastece a Arena, todos os dias precisa ser reposta, pois no dia seguinte já não existe mais, são cerca de 400 mil litros, além do teto que estaria com problemas.

O secretário enfatiza que todas as obras são significativas para a população, como as do hospital Júlio Müller e a trincheira dos Trabalhadores. No entanto, frisa que a situação tem que ser pensada de forma macro e com planejamento. “Temos que parar de demonizar todo mundo. Precisamos por o Estado para funcionar, dar a solução”, destaca.

Conforme Marcelo, o VLT precisa sair do papel, de qualquer forma, mesmo que seja por etapas. “Se o trilho chegar ao Atacadão, tem que chegar também o vagão. Se chegar à Praça Bispo, o vagão tem que chegar até lá também”, justifica. Em 2015 a então Secretaria de Estado das Cidades (Secid) assumiu 22 contratos inacabados referente às obras da Copa 2014.

Asfalto

Em relação à demanda de asfalto, Marcelo Padeiro destacou que o Estado possui mais de 700 Km que precisam de restauração na pavimentação, reperfilamento e reconstrução de base, além de outros trechos inacabados que estão na pendência de recursos.

Fonte: Gazeta Digital