O secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e também o secretário de saúde do estado, Gilberto Figueiredo, garantem que Mato Grosso não sofrerá com falta de oxigênio para pacientes graves na segunda onda do covid-19, como ocorreu no Amazonas.
Carvalho relatou que assim que surgiu o problema de falta de oxigênio em Manaus ele entrou em contato com Gilberto Figueiredo que garantiu que o estoque de oxigênio estava sendo reforçado em Mato Grosso e o Estado não corre risco de ficar desabastecido.
Em entrevista recente aos jornalistas, Figueiredo fez questão de tranquilizar todos garantindo o ar a quem necessitar. “Por hora, todos as unidades hospitalares estaduais possuem estoque de oxigênio para atender pacientes em estado grave da covid-19”, completou.
A Covid-19 causa uma inflamação no pulmão e isso faz com que ele não consiga mais transferir de forma eficaz o oxigênio que a pessoa respira para dentro do sangue e das células, por isso pacientes em casos mais graves precisam de auxilio para respirar.
O sistema de saúde do Amazonas está em colapso em meio ao recorde de internações e faltam oxigênio para os infectados com a doença.
Mais de 230 doentes estão sendo transferidos para outros estados. A SES, no entanto, afirma até o momento não recebeu nenhuma solicitação para que pacientes sejam recebidos em Mato Grosso.
Fonte: Muvuca Popular