Sessão dos 300 anos de Cuiabá no Senado é marcada por discursos emocionados

Fonte:

A sessão solene em comemoração aos 300 anos de Cuiabá, realizada no Senado nesta sexta (5), foi marcada por emoções e rememorou a história e a cultura da Capital mato-grossense. A data será celebrada no próximo dia 8.

A sessão foi presidida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que passou o comando ao senador mato-grossense Wellington Fagundes (PR). Também estiveram presentes os senadores Lucas Barreto (PSD-AP) e Eduardo Girão (Podemos-CE), que prestaram homenagens a Cuiabá.

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) foi ao Senado acompanhado de secretários, vereadores e lideranças comunitárias. O filho dele, o deputado federal Emanuelzinho (PTB), foi um dos requerentes da sessão juntamente com Wellington.

“Quero apresentar ao Brasil a nossa linda Cuiabá, os nossos vultos, as nossas histórias, as nossas tradições. O senador Wellington e o senador Lucas já falaram um pouco do nosso modo de viver, do nosso clima extremamente quente, caloroso, de um povo alegre, feliz, solidário, que soube se superar diante das dificuldades e das limitações no tempo. Da nossa culinária, da nossa gastronomia, da nossa riquíssima cultura: Cururu, Siriri, Rasqueado, reza cantada, que forma a expressão de um povo pré-pantaneiro, de um povo pantaneiro, que consolidou ao longo de três séculos de história a maior, mais encantadora, mais linda cidade deste país”, discursou Emanuel.

Wellington destacou o desenvolvimento de Cuiabá como um polo regional, referência em diversos setores da economia na região.

“Ao longo desses três séculos, a cidade passou por inúmeras e profundas transformações até se tornar o que é hoje: um centro de referência em prestação de serviços e produção industrial. Cuiabá é um ativo polo comercial e de atração de turistas do Brasil e do mundo, graças a seu espetacular patrimônio histórico, suas encantadoras belezas e o Pantanal, Patrimônio da Humanidade”, afirmou.

Já o senador Barreto lembrou que Cuiabá é a Capital de um Estado com economia calcada no agronegócio e se mostra propícia a fomentar a continuação do desenvolvimento de Mato Grosso neste sentido.

“Mato Grosso é um Estado que para o Brasil representa muito economicamente e para o mundo representa mais ainda, à medida que contribui para a segurança alimentar em razão da grande produção de alimentos. Boa parte do mundo consome produtos mato-grossenses. Mato Grosso exerce papel muito importante no agronegócio, que lhe conferiu uma economia de bases sólidas. E Cuiabá, sua Capital, também se mostra extremamente dinâmica e moderna, ainda que tricentenária, localizada estrategicamente no coração da América do Sul, a Capital chega aos 300 anos com a marca da hospitalidade, da pujança e do desenvolvimento”, disse o senador pelo Amapá.

Participaram, ainda, da solenidade, o embaixador do Reino da Tailândia, Surasak Suparat, o prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Castro  Pereira Filho (PSD), o vereador de Cuiabá, Luiz Cláudio (PP), o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, Juares Samaniego e lideranças comunitárias da capital. O embaixador da Autoridade Nacional Palestina, Ibrahim Alzeben, falou em nome do Corpo Diplomático. Já o assessor especial da Presidência da República, Victório Galli (PSL), representou o governo federal.

Fonte: RD News