Disparou para 73 o número de casos suspeitos de Covid-19 em Mato Grosso nesta sexta-feira (20), conforme o secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo. Um caso foi confirmado em Cuiabá. Até essa quinta-feira (19) 59 casos eram monitorados em Mato Grosso.
Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.
Os casos suspeitos estão nos seguintes municípios:
- Cuiabá (27)
- Araputanga (1)
- Aripuanã (3)
- Cáceres (2)
- Campos Novo do Parecis (3)
- Campo Verde (2)
- Comodoro (1)
- Ipiranga do Norte (1)
- Juína (1)
- Juruena (1)
- Lucas do Rio Verde (6)
- Nova Monte Verde (1)
- Nova Xavantina (2)
- Novo Horizonte do Norte (1)
- Pedra Preta (1)
- Peixoto de Azevedo (1)
- Poxoréu (1)
- Primavera do Leste (2)
- Rondonópolis (5)
- São José do Rio Claro (2)
- Sinop (2)
- Tangará da Serra (3)
- Várzea Grande (4)
Os outros dois casos suspeitos que apresentaram diagnóstico positivo em laboratórios privados, sendo um em Cuiabá e um em Rondonópolis, aguardam a realização de exames de contraprova no Lacen MT, para validação do resultado divulgado ou que apresentem documentação comprobatória dos laboratórios de referência nacional validando suas análises.
De acordo com o Plano de Contingência de Mato Grosso, o nível de resposta está no nível 2 – Emergência/Contenção, que implica em ações mais específicas da rede de serviços de saúde.
O estado apresentou, até o momento, 123 casos, sendo que 73 casos são considerados suspeitos, 16 foram descartados e 33 foram excluídos por não preencherem critérios de definição de caso para Covid-19.
Recomendações
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).