TSE cassa mandato de prefeito de Matupá e determina realização de novas eleições

Fonte:

prefeito de Matupá (720 km de Cuiabá–MT), Fernando Zafonatto (DEM), teve o seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão plenária na manhã desta quinta-feira (20). O gestor não poderia ter concorrido ao pleito eleitoral do ano passado porque estaria inelegível. A Corte determinou que novas eleições sejam realizadas na cidade.

Fernando Zafonato foi o mais votado com 48,85% dos votos, apesar de ter sido condenado por improbidade administrativa pela Justiça Estadual por, supostamente, ter contribuído para direcionar processos de licitação para o transporte escolar de crianças.

 

No Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) o recurso foi indeferido porque, no entendimento dos desembargadores, não ficou bem demonstrado o enriquecimento ilícito necessário para configurar a inelegibilidade no caso da licitação.

Jurisprudência aplicada

 

No julgamento desta quinta-feira, o relator, ministro Luis Felipe Salomão, afirmou que para alinhar a jurisprudência do caso concreto à do TSE, seria, sim, necessário indeferir o registro de candidatura.

“Seja porque, para as Eleições de 2020 também se aplica a nossa jurisprudência de que a liminar concedida, fato superveniente, que afasta a inelegibilidade, só pode ser considerada até a diplomação; seja porque o conteúdo desta liminar não me pareceu esvaziar a própria condenação – persiste aqui o que o Tribunal chamou de ‘as raias da má fé’; e seja porque, na moldura fática, se extrai valores alcançados e desviados para terceiros – ainda que não em um patamar elevado, mas houve, sim, os pressupostos previstos no artigo que impõe a inelegibilidade”, argumentou.

Os demais ministros acompanharam o relator. Ao proclamar o resultado, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, comunicou a imediata convocação do presidente da Câmara Municipal para o exercício da chefia do Executivo até a realização das novas eleições para o cargo.

Fonte: Circuito MT