Unemat chega a Cuiabá com ‘aula inaugural do governador Mauro Mendes’

Fonte:

Um novo polo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) já está com seu espaço pronto em Cuiabá e abrirá as portas para os alunos, inicialmente, com três cursos. Com direito à aula aula inaugural feita pelo governador Mauro Mendes (DEM), no dia 21 de setembro.

O anúncio foi feito pelo deputado estadual, Wilson Santos (PSDB), durante entrevista ao portal O Bom da Notícia esta semana. Quando ainda revelou que já estariam garantidos os recursos para essas turmas únicas, ao reafirmar sua luta para que a Unemat ganhasse seu campus em Cuiabá. “Depois de muito tempo conseguimos, enfim, implantar os cursos no polo da Unemat na Capital junto ao governador Mauro Mendes”, afirma Wilson Santos.

De acordo com o parlamentar, o polo já está pronto e funcionará na Escola Técnica Estadual de Cuiabá. “O espaço está belíssimo, prestes a ser entregue à população da baixada cuiabana”, ainda diz o deputado.

Inicialmente, serão ofertadas 50 vagas para o curso de engenharia de produção e 100 para cada curso de tecnólogo na área de inovação e de gestão pública, na modalidade de turmas especiais. Um processo seletivo já selecionou os 230 acadêmicos que estão sendo matriculados e iniciaram os estudos a partir de setembro.

“Esses cursos foram aprovados no Consuni e Conepe ainda em 2016. E a partir da oferta desses cursos, a Unemat amplia sua presença na baixada cuiabana atendendo uma parcela importante da população de Mato Grosso”. Diz o reitor Rodrigo Zanin lembrando que atualmente a Unemat já está atendendo a população da baixada cuiabana por meio do curso de Teatro

Atualmente, a Unemat está presente em Cuiabá apenas com o curso de Teatro, com a Educação à Distância e com uma pós-graduação. E está alocada provisoriamente.

“É uma grande notícia para a população cuiabana, mês que vem confirmadíssimo a Unemat começa a funcionar em Cuiabá. Todos os elementos necessários foram atendidos, temos uma sede novinha em folha, belíssima ao lado do Corumbé e se Deus quiser em breve mais cursos, e vamos ampliar mais uma universidade pública gratuita de boa qualidade”, ainda disse o deputado.

Entenda a luta do deputado tucano

Ela foi requerida ainda em maio de 2017, pelo deputado tucano, na época em que foi secretário de Estado das Cidades, no governo de Pedro Taques(Solidariedade).

Naquele período Wilson apontou em audiência pública, na Assembleia Legislativa, sobre a importância da vinda da Universidade para a capital de Mato Grosso. Ao apontar que os filhos da cuiabania mereciam a  excelência do ensino prestado pela Unemat, pois suas famílias pagavam impostos como todas as outras cidades onde ela já está implantada, classificando este processo como ‘uma justiça tributária’.

Quase quatro anos mais tarde, no início de janeiro de 2021, a Assembleia Legislativa aprovou a inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA), de uma emenda de autoria de Wilson, destinando R$ 2 milhões para a construção do campus da Unemat. A instituição de ensino superior será localizada no bairro Carumbé, inicialmente, no mesmo local onde abriga a Escola Técnica Estadual.

Fonte: O Bom da Notícia