Vereador Toninho de Souza vota para arquivar CPI contra Emanuel Pinheiro

Fonte:

Relator da CPI do Paletó, vereador Toninho de Souza (PSDB) apresentou um relatório pelo arquivamento da denúncia contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) de suposto obstrução de Justiça e recebimento de recursos ilícitos.

De acordo com o parlamentar, não existem provas que comprovariam a obstrução de Justiça, e que o fato investigado – o vídeo em que Emanuel Pinheiro aparece recebendo maços de dinheiro da gestão Silval Barbosa em 2013 – teria ocorrido fora do mandato de prefeito, o que impediria a Câmara de Vereadores de investigar.

Porém, o vereador sargento Joelson (SD) divergiu do relatório de Toninho de Souza e decidiu apresentar um relatório paralelo. O relatório paralelo pedindo a abertura de processo de cassação do prefeito Emanuel Pinheiro e a sua suspensão do cargo em até 180 dias para evitar ocultação de provas ou até a conclusão do processo.

O vereador Marcelo Bussiki (DEM) decidiu pelo relatoria do vereador Sargento Joelson que agora irá a votação em plenário.

 

A CPI  

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)  investiga uma suposta tentativa de obstrução feita pelo prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) nas investigações da Operação Ararath, acusado de receber propina em 2013, quando ele ainda era deputado estadual.

A CPI deve ter dois relatórios final.

A CPI foi criada em 2017 para investigar a conduta do prefeito em que aparece em um vídeo gravado dentro do gabinete do então governador Silval Barbosa, recebendo maços de dinheiro.

Além de Pinheiro, outros deputados também foram gravados.

Após a criação da CPI, a Comissão foi paralisada, e, em 2019 a Justiça determinou que a mesma fosse refeita com nova composição.  Apesar disso, os trabalhos só retornaram neste ano.

Com Informações: GD