Um dia após o início oficial da vacinação contra a covid-19 em Cuiabá, surgem denúncias de que servidores da área administrativa de Unidades Básicas de Saúde (UBS) estariam furando a fila dos grupos prioritários de imunização na capital. A prioridade neste momento, segundo a Prefeitura de Cuiabá, é imunizar os servidores da saúde que estão na linha de frente no combate à doença.
Nesta quinta-feira (21), a vereadora Edna Sampaio (PT) irá protocolar uma denúncia na Secretaria de Saúde de Cuiabá sobre servidores que não fazem parte da linha de frente e que estariam sendo priorizados na vacinação contra a covid-19 em detrimento de equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de limpeza das unidades com alto risco de contaminação.
No ofício, a vereadora critica o “fura-fila” e pede transparência da Secretaria considerando que profissionais de saúde e de limpeza que atuam em unidades de terapia intensiva (UTI) não foram vacinados enquanto houve o direcionamento de doses para funcionários administrativos.
“Fui informada por profissionais de saúde do município, da linha de frente do combate à covid-19, que as poucas doses recebidas pelo município para a imunização do grupo prioritário 1 não estão sendo devidamente utilizadas. Profissionais de saúde que atuam nas unidades de terapia intensiva, com pacientes em estado grave da doença, entubados, não estão sendo vacinados e, sequer sabem quando e onde serão vacinados”, reclamou a parlamentar.
“Venho REQUERER, com máxima urgência, que seja elaborada lista das pessoas do Grupo 1 vacinadas e que ainda serão vacinadas: identificando Nome, perfil (se idoso, saúde…) e, no caso dos profissionais de saúde, identificando função e a unidade de trabalho”, diz o documento.
A vereadora tem cobrado do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e do governador Mauro Mendes (DEM) a compra direta das vacinas junto aos laboratórios.
Fonte: PNB Online