A Desenvolve-MT em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SEDEC) participaram no mês de maio da Canton Fair, na China, a maior feira de negócios do mundo, localizada na cidade de Guangzhou. Durante a feira, o diretor de prospecção e projetos da agência de fomento, João Gebara apresentou para investidores e traders do mundo todo o potencial econômico de Mato Grosso e os produtos dos pequenos e médios produtores rurais do Estado, que possuem potencial para exportação como: castanha do Brasil, guaraná, mel e própolis.
Na última semana, como desdobramento das reuniões realizadas durante a feira, a maior empresa de energia solar da China esteve em Mato Grosso. A reunião foi realizada na sede da Desenvolve-MT com a participação do secretário de desenvolvimento econômico Ricardo Tomczyk, o presidente da Desenvolve-MT, Mario Milton e os diretores João Gebara e Levi Salies. Os chineses anunciaram a intenção de investir no Estado com a instalação de uma usina geradora de energia solar.
Essa parceria com a empresa de energia solar vem ao encontro de projeto apresentado ao Poder Judiciário, no tocante às boas práticas adotadas pelo Poder e que em breve irão compor os projetos da Desenvolve MT para o Tribunal de Justiça MT.
Os chineses também estarão cooperando com a Desenvolve-MT no desenvolvimento e investimento em uma serie de projetos de mineração que irão beneficiar o pequeno e médio minerador do Estado.
Em conjunto com o Ministério do Comércio da China a Desenvolve-MT vai inaugurar um escritório de representação comercial naquele país. A iniciativa vai beneficiar pequenos e médios produtores que desejam exportar, porém não tem a mesma estrutura de grandes investidores.
"Essa é uma demanda que temos há algum tempo. A China atualmente é o nosso maior parceiro comercial portanto será um salto na balança comercial. Vamos ampliar as exportações de produtos primários a semi-faturados, até produtos e máquinas", enfatiza Tomczyk.
Por meio do escritório de representação comercial, o produtor consegue toda a assessoria necessária para exportar o produto para qualquer país. Desde a parte burocrática, a busca de compradores, até a parte visual das embalagens.
"O objetivo é dar um respaldo para uma maior atuação das indústrias no comércio exterior. A maior dificuldade do pequeno produtor é localizar o cliente em outro país e montar a estratégia de exportação. A Desenvolve-MT esta capacitada para além de oferecer um plano de exportação, atuar também na ponta conectando o produtor ao importador e viabilizando a exportação através de crédito o e consultoria especializada em comércio exterior", afirma João Gebara.
Desta forma, os produtores podem exportar diretamente para o país asiático sem a necessidade de passar por intermediários. Atualmente a China é responsável por cerca de 37% das exportações de Mato Grosso.