Cuiabá bateu um novo recorde de calor nesta terça-feira (7) ao registrar 42,6°C, segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com o resultado, a Capital foi a segunda cidade mais quente do país. O primeiro lugar foi ocupado também por um município de Mato Grosso. A cidade de Sapezal registrou 43°C.
Ainda segundo o instituto, Cuiabá também recebeu um alerta devido ao risco da onda de calor. Semelhante às médias de áreas desérticas, a Capital alcançou 15% de umidade do ar.
Esta é a terceira vez que a cidade bate o recorde de calor este ano. Os cuiabanos já vêm sofrendo com as temperaturas acima de 40°C há duas semana.
Calor e chuva
Segundo o site especializado em meteorologia Climatempo, o clima deve permanecer quente até o fim de semana. No entanto, há promessa de que chova em pelo menos dois dias.
O calor de 40°C dá uma trégua na quinta-feira (9), com a máxima podendo atingir os 33ºC em Cuiabá. O dia terá períodos nublados e a previsão mostra 90% de chance de chuva a qualquer hora.
Apesar de amenizar o clima, se a previsão para o restante da semana se cumprir, Cuiabá pode registrar um novo recorde de calor no sábado (11) e no domingo (12). O Climatempo aponta que nestes dois dias a máxima pode chegar a 43°C, sem chance de chuvas. A mínima deve ser de 26°C.
Fonte: Midianews