O ex-governador e ex-prefeito Frederico Campos, faleceu na noite deste domingo (28), aos 94 anos, vítima do novo coronavírus. Ele ficou mais de 10 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Amecor, um dos mais bem equipados de Mato Grosso. Cinco dias antes de ser internado, ele havia recebido a primeira dose da vacina contra a Covid.
Frederico Campos esteve hospitalizado desde o último dia 19 de fevereiro e, no dia 21, foi transferido para a UTI, de forma que lhe fosse assegurado maiores cuidados, por conta da idade avançada.
Quando foi transferido do apartamento para a UTI, ele não estava sedado e até estaria conversando normalmente. Em princípio, os sintomas de Covid-19 não eram considerados graves.
Formado em Engenharia Civil, Frederico Carlos Soares de Campos foi governador de Mato Grosso e duas vezes prefeito de Cuiabá.
Tendo parentes com histórico de amizade na cúpula do Exército, teve seu nome aprovado com tranquilidade pelo então presidente Ernesto Geisel, em 1979, para ser o primeiro governador pós divisão do Estado, após a criação da unidade federada de Mato Grosso do Sul
Graças ao seu espírito conciliador, a divisão do Estado foi menos traumática que o esperado. Frederico Campos ficou conhecido por sua honestidade, saindo da chefia do Poder Executivo de Mato Grosso sem nenhum processo por peculato ou prevaricação.
Durante dias, parentes ocuparam as redes sociais, com pedidos de orações para Campos. A família seguiu firme na fé até o fim, acreditando na sua reabilitação.
Frederico Campos foi casado com dona Yone Azevedo de Campos (in memorian) e teve um herdeiro: Frederico Carlos Soares de Campos Filho, o Fredinho.
Em 2014, perdeu seu neto Frederico Carlos Soares de Campos Neto, em trágico acidente automobilístico, em Cuiabá. Desde então, teria aumentado os problemas de saúde.
Embora Frederico Campos tenha tomado a primeira dose da vacina, a imunização acontece em duas etapas, conforme recomendado pelos órgãos de saúde.