Passageiros reclamam de longa espera por carros de app

Fonte:

Quem utiliza transporte por aplicativo tem percebido demora na chegada dos motoristas e também os cancelamentos. A queixa é generalizada. Alguns condutores alegam que o valor do combustível tem tornado as viagens inviáveis.

Antes era possível esperar 2, 3 minutos por um carro. Atualmente essa espera subiu para mais de 10 minutos. A situação é ainda pior se o passageiro está em bairros periféricos.

Em entrevista ao GD, um motorista da Uber disse que muitos motoristas estão deixando a plataforma porque os gastos com combustível e manutenção do carro não tem compensado pelo valor do serviço. Além disso, tem que somar o “salário” do condutor, que é bem pouco depois que desconta todos os gastos.

O condutor, que não quis se identificar por receio de boicote, conta que está na plataforma há 2 anos e hoje precisa fazer muito mais corrida para conseguir rentabilidade.

Com o etanol em torno de R$ 4 e a gasolina por volta de R$ 6, as despesas para circular se tornaram elevadas.

“Às vezes eu pego uma corrida a 4km de distância, mas a corrida em si é só de 2 km, acaba que eu gasto mais para ir até o passageiro do que vou ganhar com a corrida”, afirma o motorista.

Segundo ele, desde que a plataforma chegou a Mato Grosso não houve reajuste de tarifa. As despesas subiram, mas os ganhos não.

“O que estamos gastando é mais do que ganhamos. Antes chamada sempre tinha carro, agora tem que esperar. Conheço muita gente que desistiu”, afirma.

O condutor é motorista de caminhão e ônibus, mas por causa da idade não consegue mais emprego. Ele tem 66 anos e já pediu aposentadoria, agora espera conclusão do processo para receber o benefício. “Quando eu aposentar vou sair daqui”, garante. O condutor tem avaliação de 4,8 no aplicativo e dirige das 5h as 17h geralmente.

Outro condutor mais antigo tem opinião diferente sobre a demora. Ele concorda com o colega de profissão, que o valor do combustível espanta um pouco os condutores, contudo afirma que a culpa é dos impostos e não da plataforma.

João Evangelista, 57, é motorista de aplicativo há 4,5 anos, desde quando a plataforma chegou a Cuiabá. A avaliação dele é 4,9 e ele conta ter recebido prêmios pelo número de corridas e avaliação.

O condutor relata que a plataforma tem dado incentivo aos condutores para aceitarem mais corridas e também viagens noturnas. O motorista relata que seu horário é flexível, mas dirige cerca de 60 horas por semana.

“Essa demora acontece porque tem motorista que fica escolhendo viagem. Para quem pega todo tipo de corrida, como eu, não tem problema. Eu ganho pelos quilômetros que eu rodo. Se eu dirigir, ela vai me pagar”, explica.

O condutor afirma que faz o mínimo de 150 viagens por semana e para ele compensa o trabalho. A Uber não é a única fonte de renda do condutor.

Outro lado
A Uber foi procurada e encaminhou nota explicando que a pandemia elevou a busca pelo serviço e em horários de pico não há condutores suficientes para atender todos os chamados. A empresa argumenta que o preço do combustível é algo que foge ao controle da plataforma, mas que tem tentado contornar o cenário com vantagens aos condutores.

Confira nora na íntegra
“A Uber opera um sistema de intermediação de viagens dinâmico e flexível, por isso buscamos sempre considerar, de um lado, as necessidades dos motoristas parceiros e, de outro, a realidade dos consumidores que usam a plataforma, tendo em vista o equilíbrio entre oferta e demanda que é fundamental para a plataforma.

Com a pandemia, pessoas que antes não usavam a Uber no dia a dia agora estão optando pelo app. Uma pesquisa feita pelo Datafolha mostrou que os brasileiros consideram os apps de mobilidade um dos meios mais seguros para se locomover no contexto da pandemia e, dentre as empresas no mercado, a mesma pesquisa identificou que os entrevistados consideram a Uber a mais segura.

Esse contexto de alta demanda por viagens vem se acentuando nas últimas semanas, conforme o avanço da campanha de vacinação e a reabertura progressiva de atividades comerciais pelas autoridades. Nesse sentido, os usuários estão tendo de esperar mais tempo por uma viagem porque, especialmente nos horários de pico, há mais chamados do que parceiros dispostos a realizar viagens. A demanda elevada significa que o app da Uber está tocando sem parar para os parceiros, situação em que eles relatam se sentirem mais confortáveis para recusar viagens, pois sabem que virão outros chamados na sequência, possivelmente com ganhos maiores.

Com isso, os ganhos de quem dirige com o app da Uber têm sido os maiores desde o início do ano. Em Cuiabá, por exemplo, os parceiros que dirigiram por volta de 40 horas ganharam, em média, de R$ 1.340 a R$ 1.420 na semana. Em um mês, significa que os motoristas estão com média de ganhos superior aos rendimentos mensais de várias atividades no país, como fisioterapeutas, intérpretes, marceneiros ou corretores de seguros, por exemplo, de acordo com dados do site Trabalha Brasil, que compila essas informações.

É importante lembrar que os ganhos dos parceiros da Uber são bem particulares, porque são muitas as variáveis em jogo, já que cada um escolhe como quer usar a plataforma. Por exemplo, como os parceiros da Uber são livres para decidir em quais dias e horários dirigir, quem dirige em dias e horários de maior movimento tem uma maior chance de ganhar mais.

Em relação à experiência dos usuários, entre as medidas que a Uber adota para reduzir o tempo de espera estão o preço dinâmico e as promoções para motoristas parceiros. O preço dinâmico é um recurso muito útil porque, por um lado, faz alguns usuários adiarem as suas viagens à espera de um preço menor e, por outro, incentiva que mais motoristas parceiros se desloquem para atender uma determinada região. O preço dinâmico é temporário e, por isso, a dica para os usuários é esperar alguns minutos antes de voltar a verificar o novo preço da viagem no app, porque ele é atualizado constantemente.

Combustíveis
O preço dos combustíveis foge ao controle da Uber, mas entendemos a insatisfação e trabalhamos para ajudar os motoristas parceiros a reduzir gastos fixos. Por meio do nosso programa de vantagens para parceiros, o Uber Pro, buscamos parcerias como a da rede Ipiranga. Pagando com o app abastece-aí, o motorista parceiro da Uber tem direito a 4% de cashback sem que, para isso, precise gastar nenhum dos pontos do programa KM de Vantagens. Isso significa que, além de receber de volta parte do valor gasto, o parceiro ainda acumula mais pontos que pode usar, por exemplo, em trocas de óleo. Com o Uber Pro, os parceiros ainda têm acesso ao Vale Saúde Sempre, que dá descontos na rede particular de saúde e na compra de remédios e também o Uber Chip, o plano pré-pago da Surf Telecom com preços especiais e que não desconta dados no uso de apps como Uber Driver, Waze e WhatsApp.

Taxa Uber
No passado, a taxa de serviço cobrada dos motoristas parceiros pela intermediação de viagens era fixa em 25%, mas desde 2018 ela se tornou variável para que a Uber tivesse maior flexibilidade para usar esse valor em descontos aos usuários e promoções aos parceiros. Em qualquer viagem, o motorista parceiro sempre fica com a maior parte do valor pago pelo usuário – há confusão entre os parceiros sobre o valor da taxa porque em algumas viagens ele pode aumentar enquanto, em outras, pode diminuir. É por isso que todos os motoristas parceiros ativos recebem semanalmente, por e-mail, um compilado sobre os seus ganhos. Nesse e-mail, é possível conferir quanto ele pagou de taxa Uber naquela semana.”

Com informação do Site Gazeta Digital